Felv

Felv

A Leucemia Felina (FeLV) é considerada a causa mais comum de morte por doenças infecciosas em gatos. Quando o vírus infecta o gato, impede o sistema imunológico de agir corretamente, tornando-o mais suscetível a todos os tipos de infecções.

A transmissão ocorre pelo contacto direto com a saliva ou secreções nasais de um gato infectado e fontes comuns de água ou comida. A transmissão transplacentária e venérea também pode ocorrer.

Os sintomas clínicos podem ser inespecíficos, como falta de apetite, perda de peso, depressão, vômitos e diarreia. Outros sintomas podem surgir de infecções secundárias num ou vários órgãos específicos e neoplasias.

Actualmente não há tratamento para a Leucemia Felina, pelo que a melhor maneira de prevenir  que seu animal de estimação contraia FeLV é evitando a sua infecção. Isso compreende manter os gatos em de casa, evitar partilhar fontes comuns de água e comida e realizando o teste de despiste.

A vacinação pode ser considerada em gatos soro-negativos com alto risco de infecção (ou seja, em contato com outros gatos). Os gatos infectados não devem ser vacinados. No entanto, os proprietários devem estar cientes de que a eficácia potencial da vacina é inferior a 100%, ou seja, um gato vacinado exposto ao vírus pode contrair a infecção.

Os gatos infectados também devem ser mantidos em casa para prevenir a infecção de gatos de rua e ao mesmo tempo, para evitar a infecção por agentes oportunistas.

O despiste do FIV e FeLV pode ser realizada por meio de um teste rápido de sangue (ELISA).

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat