
16 Set A Esterilização de cadelas
A esterilização elimina permanentemente os cios que podem ser extremamente irritantes e constrangedores.
>> Durante o período do cio, os órgãos genitais inflamam-se e ocorre uma secreção sanguinolenta que pode manchar o pêlo, o chão, tapetes e sofás.
>> O cadela tende a montar cães ou pessoas com mais frequência.
>> Os períodos de cio implicam uma vigilância contínua, pois os machos sentirão o cio a quilómetros de distância o que nos forçará a encurtar os passeios e até a alterar os planos de férias. Principalmente porque deixá-los num hotel durante o cio pode ser extremamente arriscado, além de representar uma fonte de stress para a cadela e para os machos não castrados presentes.
A esterilização evita infecções uterinas (piómetras). Aproximadamente 1 em cada 4 cadelas desenvolverá uma piómetra nalgum estágio da sua vida. É uma condição que coloca em risco a sua vida e que implica uma esterilização de emergência.
A esterilização evita a pseudo-gravidez. Poucas semanas após o cio as cadelas agem como se tivessem parido, adoptando brinquedos, cobertores e outros objectos e apresentam lactação. É um período de stress imunológico que as deixará mais susceptíveis a pequenas infecções, além de poderem aglomerar o leite e fazer mamites com muita facilidade.
A esterilização evita a gravidez. Se a sua cadela engravidar – acidentalmente ou propositadamente – ficará mais vulnerável aos riscos de gravidez e parto. Não é incomum que as cadelas morram durante a gravidez ou imediatamente após o parto. Além disso, a mãe e os bebés precisarão de cuidados médicos veterinários para que não adoeçam, bem como de maiores cuidados com a alimentação, os quais podem representar uma despesa considerável. Outra dor de cabeça é a dificuldade em encontrar donos para os bebés.
A esterilização previne o tumor de mama. Se a cadela for esterilizada antes de um ano, terá menos probabilidade de desenvolver um tumor mamário, que é o tipo mais comum de neoplasia. Quanto menos cios tiver, menor o risco de desenvolver um tumor de mama.
A esterilização previne o tumores de útero e ovários que embora não sejam muito comuns, fazê-la é apenas mais uma das vantagens.
Todos os cachorros são amorosos mas já temos tantos no mundo… E muitos que precisam desesperadamente de um dono.
No Comments